Serviços

Clinica especializada em procedimentos vasculares

   Hemodiálise

   Diálise Peritoneal

   Quimioterapia

   Estética

Fistula Arteriovenosa (FAV)

A Fistula arteriovenosa é realizada normalmente com anestesia local, consiste na união entre uma artéria e uma veia, a veia passa a receber sangue sob pressão vindo diretamente da artéria, após período de maturação, que dura aproximadamente trinta dias, a parede da veia engrossa, possibilitando assim a punção e uso para tratamento hemodialítico. Os locais mais usados para confecção da Fistula é o braço e antebraço, por ser um procedimento relativamente simples o paciente recebe alto no mesmo dia.

Fistula Arteriovenosa com Prótese

Para realização de uma Fistula Arteriovenosa é necessário que o paciente possua veias e artérias adequados, em pacientes que não possua veia compatível para realização de uma Fistula é utilizado uma veia artificial de material sintético politetrafluetileno, o procedimento é parecido com uma Fistula convencional e a alta é dada no mesmo dia.

Implante de Cateter de Curta Permanência para Hemodiálise

Em pacientes que necessitam realizar tratamento hemodialitico de urgência a Fistula arteriovenosa é inviável, pois precisa passar por um período de maturação com duração de trinta dias aproximadamente, os cateteres centrais são a única escolha. Consiste na punção de uma veia central, pode ser veia Julgular interna direito ou esquerda, veia subclávia direito ou esquerda ou veia femoral direita ou esquerda, a punção é guiado por ultrassom que após é realizado o implante do cateter guiado por radioescopia. Trata-se de um procedimento relativamente simples e o paciente recebe alta no mesmo dia.


Implante de Cateter de Longa Permanência para Hemodiálise

Alguns pacientes não possuem condições para realizar Fistulas Arteriovenosas nativas ou Fistula Arteriovenosa com prótese, neste caso é indicado o implante de um cateter de longa permanência para hemodiálise, consiste na punção de uma veia central, pode ser a veia jugular interna direita ou esquerda, veia subclávia direita ou esquerda ou veia femoral direita ou esquerda, a punção a guiado por ultrassom e após é implantado o cateter sob radioescopia, este cateter possui um cuff que fica em um túnel subcutâneo, procedimento que permite o uso do cateter por tempo indeterminado.


Retirada de Cateter de Longa Permanência para Hemodiálise

Em pacientes que ocorreu recuperação da função renal, uso de uma Fistula, infecção no cateter entre outros é recomendado a retirada do cateter de longa permanência para hemodiálise, trata-se de um procedimento cirúrgico, onde é realizado a dissecção do cuff que adere no tecido subcutâneo e retirada do cateter, o procedimento é simples e a alta é dada no mesmo dia.

Implante de cateter para Dialise Peritoneal

Existe uma modalidade de tratamento renal substitutiva na qual a terapia é realizada em casa, pelo próprio paciente ou acompanhante, para tanto é necessário o implante de um cateter na região abdominal, permitindo assim a realização da terapia, trata-se de um cateter de silicone que é implantado cirurgicamente, como é um procedimento relativamente simples a alta é dada no mesmo dia.


Retirada de cateter Peritoneal

Alguns pacientes por mudança de terapia, recuperação da função renal, transplante entre outros, necessitam da retirada do cateter peritoneal, trata-se de um procedimento cirúrgico, como é relativamente simples o paciente recebe alta no mesmo dia.

Port-a-Cath

Uma via de acesso para realizar quimioterapia é o Port-a-Cath, cateter totalmente implantado embaixo da pele de fácil punção, o implante é feito cirurgicamente, trata-se de uma punção guiada por ultrassom e após realiza o passagem do cateter sob radioescopia, como é um procedimento de baixa complexidade o paciente recebe alta no mesmo dia.

PICC – Cateter Venoso Central de Inserção Periférica

Indicado para terapias intravenosas de duração prolongada, para seu implante é realizado a punção de uma veia periférica guiado por ultrassom e colocação do cateter guiado por radioescolpia, procedimento simples com anestesia local, devido a baixa complexidade a alta se dá no mesmo dia.

Varizes

As varizes são veias periféricas dilatadas e alongadas, pode fazer com que o sangue fique retido provocando assim, inchaço, dor, sensação de perna pesada entre outros, o tratamento é proposto por um médico vascular após avaliação, um dos tratamentos é a cirurgia que consiste na retirada cirúrgica dessas veias.

Escleroterapia

Algumas pessoas desenvolvem microvarizes ou telangioctasias, pequenos vasos dilatados, apesar de normalmente ser indolor, causa aparência estética ruim, o tratamento consiste em aplicar um fluido através de uma punção, fazendo com que os vasos percam a visibilidade.

Encontre-nos no Facebook, Instagram e Google+